Enquanto a indústria automotiva global encara os possíveis impactos das novas tarifas impostas por Donald Trump, a Tesla se destaca como uma das menos afetadas. Com uma produção predominantemente nacional, a montadora de veículos elétricos de Elon Musk sofre menos com as novas taxas que incidem sobre carros e peças importadas.
As ações da Tesla subiram mais de 6% nesta quinta-feira, contrastando com a queda de concorrentes como Ford, General Motors e Stellantis, que recuaram entre 1,2% e 5,8%. No entanto, a montadora ainda acumula uma queda de 40% desde dezembro, pressionada por protestos contra a empresa e críticas ao Departamento de Eficiência Governamental, comandado por Musk.
As tarifas de 25% prometem aumentar o custo dos veículos nos EUA, afetando os lucros das montadoras. Apesar de contar com uma cadeia de suprimentos global, a Tesla fabrica a maioria de seus veículos nos Estados Unidos, o que a protege parcialmente das novas medidas. Ainda assim, Musk reconheceu que as tarifas terão impacto no custo de peças importadas, como baterias de íons de lítio da China, além de componentes vindos da Coreia do Sul, Japão e México.
De acordo com o Goldman Sachs, os preços dos veículos podem subir entre US$ 5.000 e US$ 15.000 caso as tarifas sejam mantidas. O aumento pode reduzir a diferença de preço entre os elétricos da Tesla e os concorrentes a gasolina, tornando a marca mais competitiva no mercado americano.
Apesar da vantagem doméstica, a Tesla enfrenta desafios crescentes na Europa e no Canadá. A empresa sofre com redução de incentivos para veículos elétricos, o que afeta sua competitividade nesses mercados. No Reino Unido e na União Europeia, subsídios menores e mudanças políticas ameaçam a demanda. No Canadá, um programa de descontos para Teslas foi congelado, o que pode prejudicar ainda mais o crescimento da montadora fora dos EUA.
Enquanto a Tesla encontra benefícios estratégicos no mercado americano, sua posição global se torna mais desafiadora. As próximas movimentações tarifárias e a resposta de outros países serão cruciais para o futuro da empresa e da indústria automotiva como um todo.