O presidente dos EUA, Donald Trump, planeja aumentar as tarifas sobre aço e alumínio importados, aplicando uma tarifa de 25% sobre todos os produtos desses metais, somando um total de 50% quando combinada com outras tarifas já existentes sobre produtos canadenses. Um oficial da Casa Branca revelou a estratégia nesta terça-feira.
Embora o governo canadense ainda não tenha sido informado oficialmente sobre a combinação dessas tarifas, uma fonte próxima afirmou à Reuters que a ideia parece “plausível”.
Este mês, Trump já havia imposto uma tarifa de 25% sobre a maioria das importações canadenses, mas decidiu suspender essa medida por 30 dias na semana passada. Na segunda-feira, o presidente dos EUA assinou decretos aumentando a tarifa sobre o alumínio de 10% para 25%, além de eliminar exceções e acordos de cotas, afetando também milhares de exclusões específicas de produtos.
A decisão, que entra em vigor em 12 de março, foi criticada pelo governo canadense, com o primeiro-ministro Justin Trudeau chamando-a de "inaceitável". De acordo com a Canadian Press, Trudeau discutiu com o vice-presidente dos EUA, JD Vance, o impacto potencial das tarifas sobre o aço em Ohio, estado anteriormente representado por Vance no Senado.