Os principais índices de Wall Street avançaram nesta segunda-feira, sustentados por um forte desempenho do setor de tecnologia, após a Casa Branca suspender temporariamente tarifas sobre smartphones e computadores importados da China. A medida trouxe alívio aos mercados, ainda que novas tarifas sobre semicondutores estejam no radar, o que mantém o ambiente econômico sob tensão.
Às 10h37 (horário de Brasília), o Dow Jones subia 1,04%, o S&P 500 avançava 1,34% e o Nasdaq Composite ganhava 1,68%, superando a marca dos 17 mil pontos. A ação da Apple liderou os ganhos entre as big techs, com uma alta de 5,4%. Já o setor de semicondutores teve um impulso de 1,1%, refletido no índice Philadelphia SE Semiconductor.
Empresas como HP, Best Buy, Nvidia e Micron Technology também tiveram fortes ganhos, reforçando o bom humor do mercado com o alívio tarifário. A volatilidade, no entanto, permanece elevada. O índice VIX, conhecido como o "medidor do medo" de Wall Street, ainda está em 32,95 — apesar da queda em relação ao pico da semana anterior.
As isenções, embora bem recebidas, não são definitivas. O presidente Donald Trump anunciou que as tarifas sobre semicondutores deverão ser detalhadas ainda esta semana. Segundo o Deutsche Bank, esses itens representam cerca de 20% das importações americanas da China.
Na agenda da semana, investidores acompanham os resultados corporativos — com destaque para Netflix e Goldman Sachs — além de falas do presidente do Fed, Jerome Powell, e dados de vendas no varejo, programados para quarta-feira.
Enquanto o mundo observa os próximos passos da guerra comercial, você pode dar o seu. Quer saber como acessar oportunidades internacionais sem se perder na volatilidade? Descubra agora como operar globalmente com mais estratégia e visão de longo prazo.