Os principais índices de Wall Street operaram com volatilidade nesta terça-feira (26), à medida que os investidores avaliavam os sinais mistos sobre a política comercial dos EUA e a piora no sentimento do consumidor.
Um relatório do Conference Board mostrou que o índice de confiança do consumidor nos EUA caiu para 92,9 em março, abaixo das expectativas de 94, e refletindo o aumento das preocupações com uma possível guerra comercial global, inflação e desaceleração econômica.
Apesar disso, houve certo alívio nos mercados após o presidente Donald Trump sinalizar que algumas tarifas previstas para 2 de abril podem ser adiadas ou isentas, indicando uma possível abordagem mais branda.
O S&P 500 e o Nasdaq atingiram os maiores níveis em mais de duas semanas, impulsionados pelas ações de megacaps como Nvidia e Tesla, que brilharam na sessão anterior. No entanto, a incerteza sobre a estratégia tarifária de Trump e a possibilidade de um plano em duas etapas para as tarifas mantiveram os mercados em alerta.
A agência de classificação Moody’s aumentou as preocupações ao alertar que a situação fiscal dos EUA pode entrar em trajetória de deterioração persistente nos próximos anos.
Dow Jones: -0,02%, a 42.575,75 pontos
S&P 500: +0,11%, a 5.774,04 pontos
Nasdaq: +0,15%, a 18.215,02 pontos
Ações da Tesla recuaram 1,7%, após forte alta de 12% no dia anterior. Dados de fevereiro mostraram que, apesar do aumento nos registros de veículos elétricos na Europa, a montadora teve queda na participação de mercado pelo segundo mês consecutivo.
No setor imobiliário, o índice HGX caiu 1%, pressionado pela queda de 7% das ações da KB Home, após a construtora revisar negativamente suas projeções de receita para 2025.
Setor de energia do S&P 500 subiu 1%, atingindo a máxima em mais de três meses.
Serviços públicos lideraram as perdas, com queda de 1,6%.
McCormick & Company caiu 1%, após reportar lucro abaixo das expectativas.
CrowdStrike avançou 4,5%, após upgrade da BTIG para recomendação de "compra".
Entre os dirigentes do Fed, Adriana Kugler afirmou que a política de juros permanece restritiva, mas que o avanço na luta contra a inflação desacelerou. Já John Williams, presidente do Fed de Nova York, disse que empresas e famílias vivem “incerteza crescente” quanto ao rumo da economia.
O mercado agora volta suas atenções ao índice de preços de despesas de consumo pessoal (PCE), que será divulgado no final da semana e é considerado o principal termômetro da inflação pelo Fed.
Na NYSE, ações em alta superaram as em queda na proporção de 1,21 para 1.
Na Nasdaq, as quedas superaram os avanços em 1,3 para 1.
O S&P 500 registrou 8 novas máximas de 52 semanas, enquanto o Nasdaq marcou 26 novas máximas e 74 mínimas.